Equipe de Palestrantes

Palestrantes/Consultores/Apresentadores que participam ou já participaram dos eventos da GD-TREIDE ao longo da sua jornada.

 

JORGE ULISSES JACOBY FERNANDES

Advogado. Mestre em direito público, professor de direito administrativo, escritor, consultor, conferencista e palestrante. Foi Procurador, Procurador-Geral do Ministério Público e Conselheiro do TCDF. É autor de vários livros publicados, entre os quais o Vade-Mécum de Licitações e Contratos Administrativos, Sistema de Registro de Preços e Pregão, Tribunais de Contas do Brasil – Jurisdição e Competência, Contratação Direta sem Licitação. Atualmente, é Presidente do Escritório de Consultoria Jacoby Fernandes & Reolon, em Brasília.

ALEXANDRE CAIRO

Advogado. Pós-graduado em Direito Privado, em Gestão Pública e em Direito Econômico e das Empresas com a monografia intitulada: “O Pregão Como Fator de Redução dos Custos nas Compras do Governo Federal”. Procurador da Fazenda Nacional. Foi Coordenador-Geral Jurídico de Orçamento, Licitação e Contrato do Ministério do Planejamento.

ALEXANDRE VALENTE XAVIER

Bacharel em Administração e em Direito, com Especialização em Avaliação de Políticas Públicas e MBA em Controle Externo. Auditor Federal de Controle Externo no Tribunal de Contas da União, onde exerceu os cargos de Secretário de Controle Externo e Secretário Adjunto de Contas. Foi Diretor-Geral, Diretor Técnico e Instrutor do Instituto Serzedelo Corrêa.

ANDRÉ BAETA

Engenheiro graduado pela Universidade de Brasília. Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, atuando na fiscalização e controle de obras públicas há 15 anos. Tem larga experiência em auditorias de obras públicas. Foi Diretor da Divisão da Gestão do Conhecimento do TCU em Auditoria de Obra. Foi responsável pela elaboração do Roteiro de Auditoria de Obras Públicas do TCU e pela Cartilha “Orientação para Elaboração de Planilhas Orçamentárias de Obras Públicas” do TCU. I

ANDRÉ KUHN

Mestre em Engenharia Civil na UFF, Graduado em Engenharia de Fortificação e Construção no Instituto Militar de Engenharia no IME Bacharel em Ciências Militares pela AMAN. Foi Secretário de Engenharia e Arquitetura do Ministério Público Federal de 2014 a 2019, Diretor Executivo do DNIT de 2019 a 2020 e ; Presidente do Conselho de Administração da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A de 2019 a 2020.

ANDRE LUIZ FURTADO PACHECO

Graduado em Processamento de Dados. MBA em Controle Externo pela FGV. Auditor de Tecnologia da Informação. Instrutor de Auditoria da Tecnologia da Informação nos cursos da Organização Latino-Americana e do Caribe das Entidades de Fiscalização Superior – OLACEFS, do Tribunal de Contas da União e do Centro Universitário do Distrito Federal – UniDF.

ANDRÉ MENDES

Engenheiro Civil. Pós-graduado em Auditoria de Obras. Atualmente é Secretário de Fiscalização de Obras do Tribunal de Contas da União. Antes foi Secretario de Engenharia e Serviços de Apoio do TCU e Diretor Executivo e Presidente do Conselho Deliberativo do IBRAOP. Instrutor do Instituto Serzedello Corrêa, Fundação Getúlio Vargas e de outras instituições.

ANIETE GOES

Pedagoga com Habilitação em Orientação Educacional e Aperfeiçoamento em Administração de Recursos Humanos - UCSal/BA; Pós-Graduação “Latu Senso”- Com Especialização em Psicopedagogia Lúdica - Faculdade de Educação da Bahia; Consultora Organizacional em Desenvolvimento Humano e em Programas de Treinamento para o Desenvolvimento das Habilidades no Relacionamento Interpessoal e Qualidade de Vida.

AUGUSTO SHERMAN CAVALCANTI

Ministro do Tribunal de Contas da União – TCU. Bacharel em Direito, Mestrando em Direito e Estado, Bacharel em Engenharia Eletrônica com Pós-Graduação em Controle de Processos. Professor da pós- graduação do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP. Professor da pós- graduação do UniCeub. Instrutor do Instituto Serzedello Corrêa do TCU.

BENJAMIN ZYMLER

Ministro do TCU – Tribunal de Contas da União, onde foi Presidente na Gestão 2011/2012. Engenheiro e Advogado, Mestre em Direito e Estado. Palestrante e conferencista internacional, entre os mais requisitados no País. Escritor com várias obras sobre Administração Pública, entre outras “O Controle Externo das Concessões de Serviços Públicos e das Parcerias Público- Privadas”

CLÁUDIO SARIAN ALTOUNIAN

Engenheiro Civil e Bacharel em Direito. Pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV e em Auditoria de Obras Públicas pela UnB. Dirigente do TCU há mais de 15 anos, dos quais sete como titular da Secretaria de Fiscalização de Obras e Patrimônio da União. Autor do livro Obras públicas: licitação, contratação, fiscalização e utilização.

DAGMAR ANJOS DE OLIVEIRA ROCHA

Bacharel em Ciências Contábeis. Especialização em Auditoria. Foi Subsecretária de Coordenação e Controle Financeiro, no Ministério da Ciência e Tecnologia, e Subsecretária de Coordenação e Controle Financeiro, no Ministério da Industria e do Comércio. Instrutora/Consultora em Licitações e Contratos, Auditoria Governamental, Convênios e Execução Orçamentária.

EDUARDO JOSÉ RAMOS

Pedagogo, com habilitação em Supervisão. Formando em Biblioteconomia, Especialista em Arquivística. Sócio Gerente da Ramos Serviços de Documentação e Digitalização de Imagem. Diversos trabalhos em empresas como a Petrobrás/RLAM, Polialden, Nitrocarbono, Caraíba Metais, CPC, Petrobrás/FAFEN, BASF. Instrutor nas áreas de documentação e arquivo.

ERIVAN PEREIRA DE FRANCA

Servidor do Tribunal de Contas da União desde 1997, onde exerceu as funções de Diretor de Apoio à Fiscalização de Contratos do TCU em Brasília/DF e Chefe do Serviço de Apoio à Fiscalização de Contratos e do Serviço de Instrução de Repactuações e Sanções Contratuais, ambos do TCU em Brasília/DF. É coator do livro “DIREITO PROVISÓRIO – ESPIN – COVID-19 (Soluções Para Temas Polêmicos” (Belo Horizonte: Fórum, 2021), coordenado pelo Professor Jorge Ulisses Jacoby Fernandes.

ÉRICO DESTERRO E SILVA

Advogado. Especialista em Direito Processual. Professor da UFAM, da Escola Superior da Magistratura e Instrutor da ESAF. Conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas. Foi Secretário Geral, Vice-Presidente, Coordenador da Escola de Contas Públicas e Presidente do TCE/AM.

FABIANO DE ANDRADE LIMA

Administrador de Empresas. Consultor e Especialista em Licitações e Contratos. Foi Diretor da Secretaria Administrativa, Diretor do Serviço de Licitações e Contratos, Presidente de Comissão Permanente de Licitações, entre outros cargos no do TST - Tribunal Superior do Trabalho. Palestrante e Instrutor com atuação em nível nacional.

FLAVIANA VIEIRA PAIM

Contadora e Advogada, Pós-graduada em Auditoria e Perícia Contábil. Palestrante, congressista e facilitadora de treinamentos relacionados à gestão de Contratos Públicos, com enfoque específico para a elaboração e análise de planilhas de custos e formação do preço de prestação de serviços e fiscalização de contratos. Alguns clientes: Itaipu Binacional, Petrobras, CEMIG, Eletrosul, Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS, Prefeitura Municipal Pinhais/PR, Universidade Federal Fronteira Sul-IFSUL;

FELIPE BOSELLI

Advogado. Graduado, Mestre e Doutor em Direito do Estado pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Pós-graduado em Licitações e Contratos Administrativos, Processo Civil e em Direito Constitucional e Administrativo. Sócio da Boselli & Loss Advogados Associados e da Boselli Licitações. Autor do livro “A inadimplência no pagamento dos contratos administrativos”, entre outras obras.

GABRIELA PÉRCIO

Advogada e Consultora em Licitações e Contratos Administrativos. Graduada em Direito pela PUC/PR. Especialista em Direito Administrativo pela FDC- UNICURITIBA. Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí-SC. Autora do livro “Contratos Administrativos – Manual para Gestores e Fiscais”. Autora de diversos artigos sobre o tema Licitações e Contratos, publicados em revistas especializadas

GUILHERME HENRIQUE DE LA ROCQUE ALMEIDA

Advogado. Mestre em Direito e Estado, Especialista em Direito Público, Especialista em Avaliação de Políticas Públicas. Professor de Direito Administrativo e disciplinas ligadas ao controle externo da Administração Pública. Professor do Instituto Serzedelo Corrêa. Atualmente é Secretário- Geral de Controle Externo do TCU – Tribunal de Contas da União.

ISMAR BARBOSA CRUZ

Bacharel em Direito, com MBA em Controle Externo. Mais de 25 anos de experiência em controle e auditoria do setor público (controles interno e externo). Palestrante em eventos nacionais e internacionais na área de auditoria. Instrutor do Instituto Serzedelo Corrêa. Secretário de Controle Externo do TCU por 10 anos

J. B. VILHENA

Administrador de Empresas. Mestre em Administração e pós-graduado em Marketing. Presidente e Consultor Sênior do Instituto MVC. Vasta experiência em Treinamento, Consultoria e Coaching, nas áreas de Educação, Gestão, Marketing, Negociação, Vendas e Distribuição. Palestrante em importantes eventos nacionais e internacionais.

JAIR SANTANA

Advogado Administrativista. Foi Professor universitário de Direito Administrativo, consultor Advogado. Mestre em Direito do Estado. Parecerista e professor. Presta consultoria e assessoramento técnico para entidades públicas e privadas. Conferencista e palestrante no Brasil e no Exterior, sempre tratando de temas ligados ao Direito Público e à Governança.

JERÔNIMO LEIRIA

É Advogado especializado em Direito Civil, pela UNISINOS em 1976, e pós-graduado em Recursos Humanos, pela FGV/SP em 1983, com destacada atuação em atividades jurídicas de caráter não contencioso, como o planejamento para a redução de passivos empresariais e terceirização de mão-de-obra.

JESSÉ TORRES PEREIRA JUNIOR

Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Conferencista de Direito Administrativo. Autor das obras: “O Direito à Defesa na CF/88 (o processo administrativo)”, “Comentários à Lei de Licitações e Contratações da Administração Pública”, e “Reforma Administrativa Constitucional”, “Licitações de Informática”.

JOEL DE MENEZES NIEBUHR

Advogado. Doutor em Direito do Estado pela PUC/SP. Professor de cursos de pós-graduação. Autor dos livros: Licitação pública e contrato administrativo, Dispensa e inexigibilidade de licitação pública, Pregão presencial e eletrônico, Registro de preços: aspectos práticos e jurídicos, O novo regime constitucional das medidas provisórias (Dialética, 2001); e Princípio da isonomia na licitação pública (Obra Jurídica, 2000).

JOÃO ARAÚJO MAGALHÃES FILHO

Advogado. Especialização em Auditoria de Pessoal e em Consultoria Geral. Foi Diretor de Recursos Humanos na Secretaria de Administração Federal da Presidência da República e Diretor Geral de Recursos Humanos e Diretor de Auditoria em órgãos do Ministério da Saúde. Mais de 30 anos de experiência como Instrutor em Aposentadorias e, Pensões.

JOÃO FORTES

Contador. Pós-Graduado em Auditoria, com especialização em Contabilidade, Auditoria e Administração Financeira. Foi Auditor da Price Waterhouse. Extensa carreira como executivo de vários órgãos federais. Atualmente é professor e consultor de Contabilidade Aplicada ao Setor Público da Franco & Fortes Ltda.

JOSÉ AUGUSTO DELGADO

Bacharel em Direito, Ministro do Superior Tribunal de Justiça – STJ. Especializou-se em Direito Civil e Comercial. Foi Juiz de Direito, Juiz Federal com atuação no TRE/RN e no TRF/5ª. Região, onde foi Presidente, Vice- Presidente e Corregedor Regional. Conferencista consagrado com atuação nas áreas do Direito Administrativo, Processual Civil e Tributário.

JOSÉ LUIZ MARQUES BARRETO

Contador, Pós-graduado em Auditoria, Perícia e Controladoria pelo IBEP e Metodologia do Ensino Superior e Especialista em Contabilidade Pública pela UNEB. Palestrante.

JOSÉ MOACIR JORGE

Administrador de Empresas. Especialização em Recursos Humanos e Master em Tecnologia Educacional. Extensa carreira na área de recursos humanos, sendo 20 anos como Executivo e 15 anos como Consultor Empresarial. Sócio diretor da Q&R – Treinamento Empresarial Ltda. e da SALNET Pesquisas e Remuneração.

JOSÉ NERI DA SILVEIRA

Ministro e Presidente do Supremo Tribunal Federal - STF. Formado em Direito em 1955. Foi Consultor-Geral do Estado do Rio Grande do Sul, Juiz Federal, Ministro do Tribunal Federal de Recursos. Professor na PUC/RS, UFRS e UDR.

JOSÉ PAULO MOREIRA DE OLIVEIRA

Formado em Letras. Especialista em Consultoria em Comunicação e Business Writing. Sócio-diretor do Grupo Independente de Português e da ZPC. Lecionou, por nove anos, na Escola Superior de Propaganda e Marketing, na Graduação e na Pós (Rio de Janeiro e São Paulo). É autor dos livros “Como escrever melhor”, “Como escrever textos técnicos” e “A redação eficaz”.

KARINE LÍLIAN DE SOUSA MACHADO

Graduada em Direito. MBA em Gestão da Administração Pública. Auditora Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, onde é servidora desde 1994. Coautora do livro Licitações & Contratos – Orientações Básicas, editado pelo Tribunal de Contas da União. Instrutora do Instituto Serzedello Corrêa. Atualmente, é Chefe do Gabinete da Presidência do TCU.

LAURA PIETZSCH LEIRIA

Advogada. Pós-graduanda em Política e Planejamento Estratégico. Membro da equipe de elaboração da Metodologia de Fiscalização de Contratos Administrativos e Metodologia de Gestão de Contratos Administrativos da Bahia, e do Manual de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos do Recife. Consultora/Apresentadora nas áreas de licitações e contratos.

LÉO DA SILVA ALVES

Advogado. Maior referência em Direito Disciplinar no Brasil. Autor de 35 livros sobre ética, disciplina e responsabilidade de agentes públicos, há 20 anos ministra treinamentos para os quadros do Governo Federal, Congresso Nacional, Tribunais Superiores, Tribunais de Contas, Governos estaduais e empresas públicas em todo país.

LUCIANO FERRAZ

Advogado. Mestrado e Doutorado em Direito. Consultor e Professor ministra treinamentos na área de Direito Público, com ênfase em Direito Administrativo e Financeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: Licitação e Contratos Administrativos, Controle da Administração Pública e LRF. Professor da UFMG.

LUÍZ CLÁUDIO CHAVES

Administrador e Advogado. Professor da Fundação Getúlio Vargas e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Intensa atuação em nível nacional por mais de 15 anos ministrando treinamentos nas área de licitações e contratos em organizações como a ESAF, ENAP, ESAJ/TJRJ, ENSUR/IBAM, entre outras.

LUIZ FELIPE BEZERRA ALMEIDA SIMÕES

Advogado. Pós-graduado em “Controle Externo - nível Especialização”. Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União desde 1994. É o responsável pela elaboração do “Informativo de Jurisprudência do TCU sobre Licitações e Contratos”. Foi Secretario de Licitações, Contratos e Patrimônio do TCU, É Professor do Instituto Serzedello Corrêa.

MARCUS VINICIUS R. ALCÂNTARA

Contador pela UFSE. Pós-graduado em Perícia Contábil e em Licitações e Contratos. Professor da Pós-Graduação em Licitações e Contratos do INFOCO/PR. Professor do MBA em Licitações e Contratos Administrativos da Faculdade Baiana de Direito/BA. Instrutor dos cursos de Licitações e Contratos, Capacitação de Pregoeiros. Secretário de Controle Interno do TRT da 20ª Região.

MARCELO BARROS MARQUES

Economista. Pós-graduado em Auditoria Interna e Externa. Foi Assessor-Chefe de Planejamento, Orçamento e Finanças do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em Brasília. Instrutor nas áreas de Orçamento Público, Execução Orçamentária e SIAFI Gerencial. Atualmente é Subsecretário de Programação Orçamentária e Financeira do Conselho da Justiça Federal (CJF)

MARIA CELI NUNES KRAMM

Pedagoga. Mestrado em Gestão Integrada de Organizações, Especialização em Psicologia da Educação e em Administração de Recursos Humanos. Atua nas áreas de consultoria, treinamento e desenvolvimento de recursos a mais de 25 anos, ministrando cursos abertos e fechados para organizações públicas e privadas em todo País.

MARÇAL JUSTEN FILHO

Advogado formado pela UFPR em 1977, mestre (1984) e doutor (1985) em Direito do Estado pela PUC-SP. Foi professor titular da Faculdade de Direito da UFPR de 1986 a 2006, Visiting Fellow no Instituto Universitário Europeu (Itália, 1999) e Research Scholar na Yale Law School (EUA, 2010-2011). Árbitro, Parecerista e Professor do IDP. É autor de diversos livros no âmbito da Administração Pública.

MARÍZIO MARTINS DA COSTA

Graduado em Ciências Contábeis e em Administração, Pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou como Diretor de Contabilidade e Delegado de Contabilidade e Finanças e Coordenador Geral de Controle Financeiro do Ministério da Saúde. Foi Coordenador Geral de Fiscalização e Controle no Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado e do Ministério da Ciência e Tecnologia.

MURILLO BASTO

Bacharel em Ciências Contábeis. Pós-graduado em Recursos Humanos. Consultor e Professor palestrante em Eventos do Banco Mundial, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e do Ministério da Saúde. Professor da ESAF, da ENAP, ABOP, TREIDE. Atua em conjunto com o SERPRO na elaboração e lapidação do SICONV – Portal de Convênios do Governo Federal.

NEYDE VERNIERI LOPES, M.S

Administradora de Empresas. Cursos de pós-graduação na University of Southern California – USA (Master’s degree), Diretora de Projetos da RH Hipermídia Assessoria em Informática S/C Ltda, Consultora da PETROBRAS para implementação de treinamentos e projetos na área de gestão de desempenho por metas, a nível Corporativo.

PAULO ALVES

Servidor de carreira do Superior Tribunal de Justiça. Presidente da Companhia Brasileira de Governança – CBG. Ex-titular da unidade de Auditoria Operacional e de Governança do Conselho da Justiça Federal. Bacharel em Direito, Pós-Graduado em Direito Administrativo Contemporâneo, Mestrando em Ciências Jurídicas (Master of Science in Legal Studies) com concentração em Riscos e Compliance pela Ambra University – Florida/EUA.

PAULO BOSELLI

Formado em Administração Pública e em Construção Civil. Pós-graduado em Direito Administrativo, em Auditoria Governamental e em Didática. Autor dos livros “Como ter sucesso nas licitações”, “Simplificando as licitações - inclusive o pregão”, entre outros. Consultor e Diretor do Escritório Boselli Licitações, em São Paulo.

PAULO SÉRGIO DE MONTEIRO REIS

Engenheiro Civil e Bacharel em Direito. Foi Presidente do Comitê de Licitações do Banco da Amazônia por mais de 10 anos. Foi Diretor-Geral do Tribunal Regional Eleitoral do Pará. Assessor Especial da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Doutrinador na área de licitações e contratos administrativos. Autor de vários livros no âmbito da Administração Pública.

PAULO SÍLVIO SILVA DE FARIA

Graduado como Oficial do Exército. Mestrado na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Doutorado na Escola de Comando e Estado-Maior e Estratégia Nacional. Foi Chefe da 1ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército Brasileiro. Professor de MBA em Gestão Pública e Pós-Graduação em Direito e Administração Pública.

PIERO DI SORA

Engenheiro Industrial Mecânico, opção Produção. Especialista em treinamento gerencial na área de transportes. Foi por mais de vinte anos Superintendente de Transportes e de Serviços Gerais da Eletropaulo Eletricidade de São Paulo S/A. Atualmente é Instrutor e Consultor em transportes em nível nacional para organizações publicas e privadas.

RAFAEL JARDIM CAVALCANTI

Auditor Federal de Controle Externo, Secretário de Controle Externo do Sistema Financeiro Nacional do TCU – Tribunal de Contas da União e Ex-Secretário de Combate a Corrupção daquela Corte. Coautor dos livros “Obras Públicas: comentários à jurisprudência do TCU” – 4ª Edição, “Lei Anticorrupção e Temas de Compliance”, “Empresas Estatais - governança, integridade, compliance e contratações” e “O Controle da Administração Pública na Era Digital”.

RENATO BRAGA

Auditor Federal de Controle Externo do TCU. Diretor na Secretaria de Controle Externo de Aquisições Logísticas. É graduado em Engenharia de Computação pelo IME, especialista em Contabilidade e Orçamento Público pela Universidade de Brasília. Instrutor do Instituto Serzedello Correa do TCU nas áreas de controle e auditoria de TI. Conferencista nos principais Congressos Nacionais e Latino-Americanos na área de TI.

RITA L. FONSECA DOS SANTOS, PhD

Bacharel e Mestre em Economia. Especialista em Políticas Públicas e Governamental e PhD, Institute for Development Policy and Management, University of Manchester. Consultora do Senado Federal. Coordenadora de Curso de Especialização em Orçamento Público e Professora de planejamento governamental, políticas públicas e orçamento público.

RODRIGO PIRONTI

Doutorando em Direito Econômico e Social E Mestre em Direito Econômico e Social pela PUC/PR. Pós-graduado em Direito Administrativo e Direito Empresarial. Membro consultivo.

RODRIGO QUITES REIS

Graduado e Mestrado em Ciências da Computação pela UFPA. Doutorado em Ciências da Computação pela UFRGS. Coordenador de Informação e Prospecção Tecnológica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Governo do Estado do Pará. É Diretor da QR Consultoria e Serviços Ltda e Professor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da UFPA.

ROGÉRIO SANTANNA DOS SANTOS

Graduado em Engenharia Mecânica pela UFRGS, com especializações em Gerência e Engenharia de Software e Gestão Empresarial e em Marketing pela Fundação Getulio Vargas. Foi Secretário Executivo de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento e Secretário Executivo do Comitê Executivo do Governo Eletrônico.

RONNY CHARLES

Advogado da União. Palestrante. Professor. Mestre em Direito Econômico. Pós-graduado em Direito tributário. Pós-graduado em Ciências Jurídicas. Coordenador da pós-graduação em Licitações e contratos, da Faculdade Baiana de Direito. Coordenador da Câmara Nacional de Licitações e Contratos Administrativos da Consultoria-Geral da União (CNLCA/AGU). Autor de diversos livros jurídico.

SÉRGIO ALMEIDA

“Sergio Almeida é o maior especialista em Clientes no Brasil” in: Desafio de ser Excelente - Madras Business. Autor de 10 livros, entre os quais o bestseller “Ah! Eu não acredito”, com mais de 1 milhão de livros vendidos. Consultor e um dos mais demandados conferencistas no Brasil e em Portugal nas de atendimento e clientes.

SÔNIA CERQUEIRA

Psicóloga, Administradora e Advogada. Especialização em Recursos Humanos, Planejamento Estratégico e Pós-graduada em Psicologia. Consultora e Instrutora em nível nacional para empresas públicas e privadas nas áreas Gerenciais, Comportamentais, Recursos Humanos e Processo Disciplinar; Foi Instrutora da ESAF e da FGV.

SUSANA FILGUEIRAS

Administradora de Empresa, com especialização em Instrutoria na ESAFI. Mais de dez anos de atuação no Departamento de Logística do Ministério de Planejamento e Gestão. Membro da equipe que desenvolveu os Sistemas OMPRASNET, SIASG, SRP, PREGÃO e do - RDC.

TELMA DELMONDES

Formação em Antroposofia - Biografia Humana. Pós-graduação em Administração de Negócios pela UFBA, Pós-graduação em Consultoria Empresarial pela UFSC e Especialista em Estudos para a Paz e Resolução de Conflitos pela Universidade Jaume I. Consultora de Desenvolvimento Organizacional, Planejamento Estratégico e Gestão de Processos de Mudanças e de Gestão de Pessoas.

TATIANA CAMARÃO

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e mestrado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Vice-presidente do Instituto Mineiro de Direito Administrativo – IMDA, professora da pós-graduação da PUC/MG. Palestrante e instrutora de cursos de capacitação. Autora de livros e diversos artigos.

THIAGO ANDERSON ZAGATTO

Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, onde exerce a função e assessor de Ministro. Já foi dirigente na Secretaria de Aquisições Logísticas do TCU (Selog/TCU). Advogado e Engenheiro Civil. Mestre em Direito Econômico. Professor da Pós-Graduação em Licitações na Unibrasil. Palestrante em diversos congressos, seminários eventos relacionados à gestão pública.

VALÉRIA CORDEIRO

Servidora de Carreira do TRE/RJ; Pós Graduada em Direito da Administração Pública na Universidade Federal Fluminense; Consultora nas áreas de Licitações e Contratações Públicas; Membro da Rede Governança Brasil – RGB – Coordenadora Adjunta do Comitê de Governança das Contratações. Palestrante em instituições de ensino como a ENAP; Premiada no II Congresso Brasileiro de Pregoeiros em 2007.

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